A importância da capacitação e atualização do profissional de enfermagem

ILIB – conheça um pouco mais dos benefícios dessa técnica
outubro 11, 2018

A equipe de enfermagem é composta por enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, que realizam muitos procedimentos em seu dia a dia de trabalho, além de estarem envolvidos em muitos processos juntos com outras equipes.

Grande é a responsabilidade na execução destas tarefas que estão diretamente ou indiretamente ligadas ao paciente. Lembrando que nos dias atuais pensamos no paciente como um todo, que ele é parte de uma família. Nossa preocupação está voltada para a saúde física, mental e social deste núcleo familiar.

O conhecimento na área da saúde e da enfermagem está em constante mudança e é imprescindível que o profissional desta área esteja alinhado a elas, afim de oferecer o melhor cuidado possível ao seu paciente. A capacitação e atualização é uma excelente ferramenta para tornar o profissional desta área apto à acompanhar este ritmo de mudanças, expandindo e atualizando conhecimentos.

Uma grande parte dos procedimentos realizados pela equipe de enfermagem envolvem a utilização de medicamentos, e qualquer falha relacionada à esta tarefa pode ocasionar um dano muitas vezes irreversível ao paciente, como demonstram as estatísticas apresentadas no Institute of Medicine (EUA) que cita a ocorrência de 1 erro de medicação por paciente hospitalizado por dia, no ano são 1,5 milhão de eventos e 7.000 mortes devido a erros relacionados a medicamentos em pacientes hospitalizados. Enquanto que no Reino Unido, entre 2005 e 2010, foram notificados no Sistema Nacional 526.186 incidentes envolvendo medicamentos, sendo que 555 causaram danos severos ao paciente e 271 causaram a morte.

No Brasil vem crescendo a pesquisa sobre a segurança no uso de medicamentos e futuramente haverão estatísticas tão importantes e preocupantes quanto as de nossos vizinhos americanos e britânicos. (Uso seguro de medicamentos: guia para preparo, administração e monitoramento/Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo. – São Paulo: COREN-SP,2017).

Entendendo a importância da capacitação e atualização para a excelência do profissional de enfermagem, a Clínica Lestoma promove capacitações profissionais ministrados por enfermeiros capacitados e com grande experiência profissional, proporcionando ao aluno ferramentas para o aprendizado e gestão do conhecimento.

E pensando na complexidade e segurança dos procedimentos relacionados à medicamentos, a Clínica Lestoma inaugura seus treinamentos com o Curso Cálculos de Medicamentos I e II, visando capacitar e atualizar a equipe de enfermagem para interpretação e realização de cálculos, no intuito de preparar tecnicamente este profissional para execução desta atividade. Conheça mais do curso clicando aqui e indo para a área de capacitações profissionais do nosso site.

Por: Enfermeira Gina

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *