ILIB – Intravascular Laser Irradiation of Blood é um procedimento no qual o sangue é exposto à luz LASER com fins terapêuticos.
Combate aos radicais livres de oxigênio, que provocam o envelhecimento precoce das células e, por consequência, dos tecidos.
Essa terapia de um modo geral visa restabelecer o equilíbrio integral do sistema funcional. Com a absorção da energia do laser pelo sangue, aumenta o metabolismo e a síntese da principal proteína fisiológica reguladora do sistema oxidativo corpóreo (SOD – Superóxido dismutase). A enzima inativa as espécies reativas de oxigênio (EROs), e assim protege as células das mutações e do envelhecimento.
Com a observação da evolução clínica dos pacientes, pesquisas sobre o mecanismo de ação do ILIB, foram intensificadas, evidenciando o efeito antioxidante da laserterapia intravenosa, pois a produção do radical superóxido, o primeiro a ser formado a partir do oxigênio, e que servirá de substrato para o desencadeamento da formação de RL mais lesivos, como o radical Hidroxila (OH).
Com essa terapia previne-se problemas vasculares, pois promove o aumento da produção de prostaciclina (PG12), melhora a capacidade hemorreológica das hemácias; interfere na cascata do ácido aracdônico, a anti-agregação plaquetária o que torna o sangue mais fluído. Além disso, expulsa toxicinas e produz ação anti-inflamatória.
O ILIB é utilizado para o tratamentos dessas complicações, dentre outras:
Por: Marcelo Belussi