ILIB – conheça um pouco mais dos benefícios dessa técnica

Laserterapia – Benefícios no tratamento de lesões da pele
outubro 11, 2018
A importância da capacitação e atualização do profissional de enfermagem
outubro 31, 2018

ILIB – Intravascular Laser Irradiation of Blood é um procedimento no qual o sangue é exposto à luz LASER com fins terapêuticos.

Combate aos radicais livres de oxigênio, que provocam o envelhecimento precoce das células e, por consequência, dos tecidos.

Essa terapia de um modo geral visa restabelecer o equilíbrio integral do sistema funcional. Com a absorção da energia do laser pelo sangue, aumenta o metabolismo e a síntese da principal proteína fisiológica reguladora do sistema oxidativo corpóreo (SOD – Superóxido dismutase). A enzima inativa as espécies reativas de oxigênio (EROs), e assim protege as células das mutações e do envelhecimento.

Com a observação da evolução clínica dos pacientes, pesquisas sobre o mecanismo de ação do ILIB, foram intensificadas, evidenciando o efeito antioxidante da laserterapia intravenosa, pois a produção do radical superóxido, o primeiro a ser formado a partir do oxigênio, e que servirá de substrato para o desencadeamento da formação de RL mais lesivos, como o radical Hidroxila (OH).

Com essa terapia previne-se problemas vasculares, pois promove o aumento da produção de prostaciclina (PG12), melhora a capacidade hemorreológica das hemácias; interfere na cascata do ácido aracdônico, a anti-agregação plaquetária o que torna o sangue mais fluído. Além disso, expulsa toxicinas e produz ação anti-inflamatória.

O ILIB é utilizado para o tratamentos dessas complicações, dentre outras:

  • Doenças do sistema respiratório (Asma, alterações desencadeadas pelo fumo).
  • Diabetes e sua complicações
  • Doenças inflamatórias
  • Doenças Cardiovasculares (infarto e angina)
  • Doenças do sistema vascular periférico e cicatrização em geral.

Por: Marcelo Belussi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *